Liderança em foco
“Em princípio, liderança não é cargo, mas uma condição, um comportamento humano. E logicamente é desejável que as pessoas que ocupam esses cargos comportem-se como líderes, o que nem sempre acontece [...]” (Liderança em foco, página 8).
Esta afirmação do autor chamou muito nossa atenção pelo fato de revelar em poucas palavras como se resume a liderança dentro do ambiente organizacional, ou até mesmo no nosso dia - a dia. Pois mostra que a liderança pode ser exercida por qualquer um de nós em determinadas situações da vida, independente de ocuparmos ou não cargos de chefia. O inverso também ocorre, pessoas que ocupam cargos de chefia não sabem liderar suas equipes, não conquistam o respeito e a admiração dos seus comandados e prejudicam sensivelmente o resultado da equipe, trazendo prejuízo as empresas. O Fato é que isso infelizmente ocorre em grande parte das empresas de hoje.
2 Coragem, persistência e relevância
”Mussak – O líder é aquele que faz com que as pessoas se sintam abraçadas por ele. Assim, todos juntos abraçam uma causa e dobram-se sobre ela [...]” (Liderança em foco, página 33).
Muito interessante esse comentário, pois acreditamos que o Líder, por si só, já tem o dom de integrar pessoas, com sua dinâmica, organização, inteligência e espírito de equipe, agora realmente, com seu carisma fazer com que as pessoas se sintam abraçadas por ele, ou seja, colocar um alto grau de harmonia e sintonia no relacionamento profissional entendemos ser fator relevante e determinante para o sucesso de um projeto, pois com certeza haverá unidade da equipe, onde dobrar-se sobre a causa é justamente isso, todos falando a mesma língua e defendendo a tese como o Líder deseja.
Ocorrendo isso, o êxito, provavelmente será total.
3 Liderar é criar o inédito viável
“Cortella – Sim, trata-se da representação dos movimentos de morte, não de vida. Quando você deu o exemplo da pessoa que se acomoda e deseja ser o tempo todo dependente