liderança educadora
Em tradução literal, líder seria “o condutor” ou “aquele que vai à frente”, ou ainda “o principal”, “aquele que se destaca e é a referência”.
A liderança é principalmente relacionamento fundado na credibilidade e na confiança mútua. Sem confiança, as pessoas dificilmente assumem riscos e sem riscos a mudança, a transformação, tão necessária para as organizações nos tempos contemporâneos, não acontece.
Líderes vão à frente apontando o caminho e são os primeiros porque têm clareza dos valores que lhes são caros e se propõem a buscá-los.
Os lideres devem ser corajosos, referência e exemplo para a equipe.
O líder educador inspira e aponta caminho, facilitando a manifestação das potencialidades das pessoas, todas únicas, que compõem a sua Equipe.
Estamos na era das Organizações de Aprendizagem e aprendizagem é mudança, transformação. Tornar a organização espaço de aprendizagem, criatividade e, portanto, lugar de transformação, é o que se espera do líder educador.
A Liderança educadora no contexto organizacional deve ser tratada como um diferencial de competitividade, sendo assim, o líder deixa de ser um “chefe” e torna-se um facilitador, orientador, formador de conceitos e pessoas na empresa.
O líder educador deve indicar o caminho, estar à frente de seus liderados apresentado as possibilidades, dando as condições necessárias para que os colaboradores possam remar para o mesmo objetivo, mas para isso a participação da equipe é indispensável eles precisam estar envolvidos e comprometidos, só assim os objetivos organizacionais serão atingidos, e essa é uma das tarefas mais árduas e importantes da liderança, formar pessoas e na interação destas, formar equipes com espírito de time instigando-as a se desenvolverem.
Podemos dizer que a condição fundamental de uma liderança educadora tem como base a capacidade de influenciar às pessoas através de comportamentos