O sorriso de mona lisa
1. Título Original: Mona Smile
2. Direção: Mike Newell
3. Roteiro: Lawrence Konner; Mark Rosenthal
4. Gênero: Drama
5. Origem: Estados Unidos
6. Duração: 117 minutos
7. Tipo: Longa- metragem
8. Ano: 2003
Conclusão:
O filme O Sorriso de Mona Lisa, foi uma aula de história, de como era o papel da mulher nos anos 50 e qual era a função da escola neste período. Fica evidente a força que tem um professor que não se deixa levar pela situação e como seu papel pode mudar situações até então consideradas normais para a época.
Sinopse:
Katharine Watson é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de história da arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra as normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.
Palavras-chaves: Amizade, escola, feminismo
UNIVERSIDADE DE FRANCA
MARISA OLIVEIRA DO NASCIMENTO
TRABALHO DE LITERATURA.
FRANCA-SP
2011
ANÁLISE DO FILME
A história fica centrada em uma professora inovadora com idéias à frente de seu tempo que é contratada por uma renomada e tradicional escola de Ensino Médio, a qual preparava alunos para as Universidades americanas na década de 50. Num primeiro contato com a turma, composta apenas de mulheres de classe média alta, a Educadora Katherine ficou surpresa com a capacidade das alunas condicionadas às limitações da “decoreba” de uma apostila extremamente limitada. Além disso, as alunas demonstravam desconhecimento do que realmente seria a disciplina de História da Arte, com a qual a educadora teria que trabalhar. A Instituição educacional era de uma postura extremamente tradicionalista, assim como a maioria do corpo discente, de visão tacanha, passaram a ver a professora como uma questionadora e comunista. E, de fato, idéias que iam de encontro aos costumes da época