Liderança de Equipas
No âmbito da unidade curricular de Gestão das Organizações, realizou-se no dia 4 de Dezembro de 2013 no auditório Joaquim Cunha uma conferência com o tema “Liderança de Equipas”, apresentada por Sebastião Teixeira, docente do ISMAI e autor dos livros “Gestão das Organizações” e “Gestão Estratégica”. A conferência teve início aproximadamente às 12h00 e finalizou às 13h00.
A conferência teve como finalidade transmitir aos alunos algumas reflexões sobre o tema acima referido transmitidas pelo autor do livro recomendado para a unidade curricular.
Sebastião Teixeira começou por falar sobre o trabalho em contexto organizacional, sobre o trabalho em equipa e como as equipas têm de treinar arduamente para funcionarem bem. De seguida, definiu equipa, explicou brevemente como se desenvolve uma e referiu algumas características que os líderes de equipa devem possuir.
Prosseguindo então a sua conferência, definiu gestão como o processo de conseguir resultados com o esforço de outros e liderança como o processo de influenciar outros de modo a conseguir que eles façam o que o líder quer que seja feito. Apresentou um esquema acerca do continuum de liderança e falou sobre as cinco condicionantes da escolha do estilo de liderança baseando-se também numa esquematização.
Fez alusão à alteração do paradigma da gestão, comparando o século XX com o século XXI. Algumas das características que referiu acerca do século XX foram a estabilidade e previsibilidade, dimensão e escala, rapidez organizacional, controlo segundo regras rígidas, informação bem guardada, atitude reativa, vantagem competitiva. Em contrapartida, as características do século XXI que referiu foram mudanças descontínuas, rapidez de resposta, controlo segundo visão e valores, informação partilhada, atitude proactiva (empreendedora) e vantagens colaborativas.
Sebastião Teixeira apresentou um esquema que relacionava o ambiente e a tarefa