Relatório de Medição
1. Introdução
Este relatório descreve o estudo e método utilizado para a mensuração do ressalto de uma pulsão bem como promove uma investigação criteriosa sobre os fatores que possam ter gerado incertezas durante a aquisição dos dados.
O mensurando em estudo deste relatório foi disponibilizado pelo professor Wellington Lima Leal e faz parte do inventário do CTAI, bem como o SM utilizado. As mensurações foram realizadas pelo menos duas vezes por cada membro do grupo gerando um total de 9 medidas para o estudo de caso. A quantidade de dados é satisfatória e justificada pelos objetivos deste trabalho.
2. Sistema de medição
Ao ser apresentada o ressalto da pulsão a ser medido, o grupo foi instruído a utilizar o paquímetro como Sistema de Medição.
De acordo com o formato do ressalto, uma rebarba, o paquímetro é o Sistema de Medição mais apropriado para a realização das medidas, fazendo o uso da face para ressalto.
O material normalmente utilizado para confecção do paquímetro é o aço inoxidável. Esse possui uma maior resistência a oxidação, menor dilatação térmica e possui alta resistência mecânica. Esses fatores fazem com que os erros sejam minimizados. Consideramos que o SM utilizado possui esse material construtivo.
O paquímetro utilizado foi disponibilizado pelo CTAI (Centro Tecnológico de Automação
Industrial), com o código CTAI 0073 e 000429 com graduação 0,05 mm, fabricado pela Messen.
Consideramos que este paquímetro possui características da calibração de fábrica
Vale salientar que o paquímetro, neste caso, atende ao Princípio de Abbè, o qual diz que a linha de referência de um sistema de medição deve ser coincidente com a linha de medição da peça. 3. Mensurando
Foi designada para a medição uma pulsão. Essa peça é utilizada, dentre outras utilidades, para marcar pontos e curvas sobre uma chapa antes de uma construção.
A equipe observou que o instrumento apresentava certo nível de desgaste em sua superfície,
desgaste