Relatório de física- medição
Física Experimental I
30/04/2014
INTRODUÇÃO
A física está baseada na medição de grandezas físicas utilizadas para descrever as mudanças que ocorrem no nosso universo. Cada grandeza é medida como múltiplo de alguma unidade.
Ao realizarmos algum experimento com o objetivo de determinar o valor de alguma grandeza física, nunca se obtém o valor exato da mesma. Isto ocorre, porque alguns parâmetros do experimento não podem ser totalmente controlados. Mas para diminuirmos esses erros, efetuam-se várias medições da grandeza para obter o valor médio do experimento.
Neste experimento, uma bola é solta de diferentes alturas e o tempo de queda é medido sendo repetido n vezes para se obter o valor da média.
Medidas de tempo
Tempo de queda de um objeto
Os objetivos deste trabalho são:
1. Medição de tempo
2. Verificar a teoria de erros
Diagrama Esquemático
Relação de materiais
1. Cronometro digital.
2. Objeto quaisquer (no caso, foi usada uma bola pequena)
3. Escalímetro
Fundamentos Teóricos
Tudo o que nos rodeia é provido de alguma medida física. Desde a Antiguidade que se busca métodos para defini-las. Porém, hoje a questão não é só defini-las, mas sim obter um valor próximo do valor teórico ou real. Por mais simples que pareça, o ato de medir as grandezas físicas não é algo tão simples. Ele está condicionado a muitos fatores, como a precisão dos instrumentos e a habilidade do manipulador.
Métodos (Procedimentos)
Em uma superfície plana vertical, meça as alturas de referência que serão usados no experimento (2,0 metros, 1,4 metros e 1,0 metro). Na referência em que a medida é de 2 metros de altura, solte a bola e ao mesmo tempo inicie o cronômetro. Assim que a bola cair no chão (que é o parâmetro de ponto final) pare o cronômetro e anote o tempo de queda, nesta altura. Repita o passo 5 vezes e calcule a média.
Refaça o procedimento com as outras