Relatório de fisica - materiais de medição
RESUMO
O objetivo da experiência foi introduzir e colocar em pratica o M.R.U (Movimento retilíneo uniforme), com foco em demostrar a variação de tempo em determinado espaço, o método utilizado foi à observa a velocidade de uma bolha em uma mangueira em determinados “graus”.
Foi anotado o tempo que a bolha leva a passar por um espaço determinado, tabelado esses tempos que proporcionara a analise de tempo em relação ao grau. Vão ser tiradas as medias aritméticas, desvio padrão e demonstrado graficamente, a variação de velocidade e do tempo em diferentes graus.
INTRODUÇÃO
A introdução do conceito de M.R.U (Movimento retilíneo uniforme), que nos é passado desde o ensino médio, se mostra presente no que em nossos estudo envolvendo a nossa experiência.
Uma partícula esta em movimento retilíneo uniforme num dado referencial quando se movimenta sobre uma circunferência com velocidade linear de módulo constante. A palavra uniforme, neste contexto, se refere à invariância do módulo da velocidade linear da partícula, que se desloca numa trajetória retilínea.
Este relatório contém dados importantes obtidos no experimento realizado no laboratório de física (Departamento de Física da UFMT) com a supervisão do prof. Osvaldo Alves Pereira. Na experiência utilizamos dois instrumentos de medidas, uma trena, e um cronometro, anotamos diversos tempos em relação à um espaço e grau determinado. Com o objetivo de aprendermos a forma correta da utilização dos instrumentos de medidas propostos acima, e analisarmos a variação que ocorreu em um mesmo espaço, porem em graus deferentes.
1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
2.1 MOVIMENTO RETILÍNEO
Podemos dizer que um móvel que se