Liderança coach
Visto como um refinamento da arte de liderar, o coaching é uma habilidade que será cada vez mais requerida por aqueles que se propõem a dirigir grupos de pessoas em busca de resultados.
Se você está empenhado ou empenhada, em alguma atividade em que o resultado final depende de um grupo de pessoas que está sob sua direção, é fatal que a pressão de alcançar esse resultado está mexendo com você e com sua capacidade de liderar. Quantas vezes você, sob essa pressão, não olhou para seu pessoal, viu as dificuldades de ir por esse caminho, enfrentando deficiências técnicas, problemas de relacionamento, tensões geradas por expectativas não atendidas, picuinhas de disputa interpessoal, e acabou cortando o caminho pelo atalho do "faço-eu-mesmo-que-sai-melhor-e-mais-rápi-do"? E, muito provavelmente, vocês e agendou mentalmente para cuidar desses problemas mais tarde, depois do vendaval.
Quando agimos desse modo, pensamos que os problemas ficam lá. intactos, esperando que tenhamos tempo e disposição para tratá-lo. Mas não é assim. Na verdade, deixa-mos de abrir espaço para o progresso dos indivíduos e da equipe, perdemos uma oportunidade de crescer-mos juntos. Perdemos a oportunidade de fazer coaching.
Seu grupo espera liderança de você. Eles querem ser seus seguidores, mas exigem que você os conheça, reconheça, ensine, estimule a tomar riscos. acompanhe, ajude, proteja, se necessário – mas a distância, sem que eles percebam. Isso é Coaching. Esse conceito, que está entrando de fininho em nossa cultura, é uma revolução no duelo benigno do gerenciamento versus liderança. Coaching, implica em liderança legítima. Melhor, é um refinamento na arte de liderar. É uma habilidade que será cada vez mais requerida por aqueles que se propõem a dirigir um grupo de pessoas em busca de um resultado. Um grupo, aliás, que tem de ser convertido em equipe, com sinergia, motivação e convergência plena a uma meta única.
A prática do coaching, assim como a liderança, se