Contabilidade
1.1 – Contabilidade
1.1.1 – Definição
1.1.2 – Objeto e Finalidade
1.1.3 - Usuários da Contabilidade
1.2 –Patrimônio
1.2.1 – Definição
1.2.2 – Composição
1.2.3 – Apuração do Patrimônio Líquido
2 – RELATÓRIOS CONTÁBEIS E SUA ESTRUTURAÇÃO
2.1 – Conceito das Demonstrações Contábeis
2.2 – Balanço Patrimonial
Definição da Contabilidade
A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas.
Ressaltamos, entretanto que a contabilidade não deve ser feita visando basicamente a atender às exigências do governo, mas, o que é muito mais importante, a auxiliar as pessoas a tomarem decisões.
Objeto e Finalidade
O objeto da contabilidade é a instituição onde vai ser aplicada a contabilidade podendo ser nas diversas áreas empresariais sendo do comércio, indústria ou serviços ou em áreas especificas sendo da área pública, bancária, hospitalar, rural e etc.
Todas as movimentações possíveis de mensuração monetária são registradas pela contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados, através de relatórios contábeis, recordam os fatos acontecidos, analisam os resultados obtidos. As causas que levaram àqueles resultados e toma decisões em relação ao futuro.
Usuários da Contabilidade Os usuários são as pessoas que se utilizam da Contabilidade que se interessam pela situação da empresa e buscam na Contabilidade as suas respostas Evidentemente, os gerentes não os únicos que se utilizam da Contabilidade. Os investidores, ou seja, aquele que aplica na empresa, estão interessados basicamente