Para que filosofia ?
Capítulo 1
A origem da Filosofia
A palavra filosofia significa, portanto, amizade, amor, pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, amizade pelo saber, deseja saber, assim a mesma indica um estado de espírito, o da pessoa quem ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-las ou amá-las, tornando-se filósofos. Dizia Pitágoras que três tipos de pessoas compareciam aos jogos, as que iam para comerciar durante os jogos, as que iam para competir, e as que iam para contemplar os jogos e torneios, esse terceiro ti pode pessoa, dizia Pitágoras, é como um filósofo.
Pitágoras queria dizer que o filósofo não é movido por interesses contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, a vida, em resumo pelo desejo de saber. A verdade não pertence a ninguém, ela é que buscamos e quem está diante de nós para ser contemplada e vista, se tivermos olhos (do espírito) para vê-la.
A filosofia é grega
A filosofia, da origem e causas das ações humanas e do próprio pensamento, é um fato tipicamente grego, um dos fatos gregos é que ela possui certas características, o que sejam a realidade o pensamento, a ação, as técnicas, o que são completamente diferentes das características desenvolvidas por outros povos e culturas. O mundo, portanto, é feito da atividade masculina e da passividade feminina.
Para Pitágoras, o pensamento alcança a realidade em sua estrutura matemática, enquanto nossos sentidos ou nossa percepção alcançam o modo como a estrutura matemática da natureza aparece para nós, isto é, sob a forma de qualidades opostas.
Qual a diferença entre o pensamento chinês e o do filósofo grego?
O pensamento para o chinês toma duas características (masculino e feminino) existentes em alguns seres (os animais e os humanos) e considera que o Universo inteiro é feito da oposição