liderança coach
Conceito de Liderança
Líder não significa mandar, mas delegar. Não é poder, é autonomia.
O líder é completamente diferente do chefe. O líder não sufoca seus subordinados,não age com rudeza, não provoca tensão. O líder é aquela pessoa com quem a equipe pode contar em quem podem confiar e se esforçam em imitar. O líder tem um perfil dinâmico e criativo, porém, respeitoso. Ele não manda, mas inspira. Não discorda, mas negocia. Escuta mais do que fala. Decide com sabedoria e discernimento.
O líder não é um formato ou personagem, é uma habilidade que pode ser desenvolvida com determinação, objetivo e madureza. Todo aquele que busca ser um líder precisa de três coisas: uma equipe, um objetivo e uma estratégia. Um aspecto depende do outro, mas não necessariamente ao mesmo tempo. Um líder pode ter um objetivo e uma estratégia, e com o tempo atrair seguidores. Ou pode ter seguidores e um objetivo, mas ainda não ter desenvolvido uma estratégia. De qualquer modo, o líder possui autonomia, confiança, honestidade e determinação. São virtudes inquestionáveis e indispensáveis.
O líder é o guia da equipe e precisa ser também o melhor exemplo. Não pode apresentar um modelo desejável de conduta para sua equipe quando ele mesmo não o segue.
Assumir a liderança é uma grande responsabilidade. Quando usada de maneira correta, a habilidade de liderança agrega muito valor, contribui para o espírito de equipe, transforma o ambiente e conduz ao sucesso corporativo e pessoal. O relacionamento tem um tom ideal quando existe comprometimento das duas partes e não há sentimento de rivalidade. Assim, consegue-se ter pensamentos em comum em relação às atividades pessoa que está à frente de um grupo precisa apresentar algumas qualidades que são essenciais para o desempenho satisfatório do trabalho e, conseqüentemente, dos negócios.
Primeiramente, é dever do líder manter um bom relacionamento interpessoal com seus colaboradores. Dessa forma, ele