Liderança: apenas uma maneira de coman
Liderança: Apenas uma maneira de comandar?
ADMINISTRAÇÃO – 1° Semestre
Aluna: Sandra Regina de Mello Matos RA: 0050053406
Professor: Álvaro Augusto Dozzo Dick
Teoria Geral da Administração
UNIESP
BROOKLIN
2012
LIDERANÇA: APENAS UMA MANEIRA DE COMANDAR?
Vivemos atualmente em um mundo absolutamente globalizado. Diferentes culturas que representam diferentes formas de compreender os desafios e, naturalmente, diferentes pontos de vista para resolver equações identicas.
É imprescindível que tenhamos um entendimento pleno sobre o conceito da liderança antes de prosseguirmos.
Segundo Fachada (1998) liderança significa “Um fenômeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objetivos”, é possível citar alguns exemplos que farão parte da história da liderança enquanto o mundo existir.
ADOLF HITLER, líder nazista do século XVIII, conseguiu milhares de seguidores ao seu partido. Era um orador brilhante, que misturava uma aparente ternura, com uma agressividade implacável;
MAHATMA GANGHI líder indiano que levou seu país a conquista e a independência, mediante uma revolução pacífica;
Outro grande líder MARTIN LUTHER KING, que lutava contra o preconceito e que em certa ocasião disse: “Eu tenho um sonho, sonho ver meu filho ser julgado pelo caráter e não pela cor”. Em 1967 recebeu o Prêmio Nobel da Paz e logo depois foi assassinado por um opositor.
Temos agora o maior de todos os líderes Jesus Cristo, que com sua personalidade, missão e determinação influenciou multidões na época em que esteve na terra como homem. As pessoas que o seguem até hoje são de uma enorme diversidade.
Esses líderes são apenas algumas pessoas que tiveram formas diferentes de liderar, mas todas alcançaram seus objetivos.
Estamos no século XXI e se formos