brasil
Perry Anderson tradução de Alexandre Barbosa de Souza e Bruno Costa
Resumo
O artigo oferece uma visão panorâmica do governo de Luiz
Inácio Lula da Silva (2003‑10) e analisa a trajetória política, social e econômica brasileira nas duas últimas décadas.
Palavras‑chave: Brasil; Luiz Inácio Lula da Silva; governo Lula; política brasileira.
Abstract
The article offers an overview of Luiz Inácio Lula da Silva’s term as president of Brazil (2003‑10) and analyzes transformations in Brazilian politics, society and economy in the last twenty years.
Keywords: Brazil; Luiz Inácio Lula da Silva; Lula’s presidency;
Brazilian politics.
[*] Versão estendida de artigo pu‑ blicado originalmente na London Re‑ view of Books, vol. 33, n. 7, 31/03/2011.
Ao contrário do conhecido ditado inglês, estoico ou pretensamente isento de culpa, nem toda vida política termina em fracasso. Na Europa do pós‑guerra, basta pensar em Adenauer ou De Gasperi, ou talvez de maneira mais impressionante, Franco.
Mas é verdade que, sob condições democráticas, ser mais popular no final do que no início de um prolongado período no poder é raro.
Ainda mais raro — aparentemente até mesmo inédito — é que tal popularidade seja reflexo, não de diminuição ou moderação, mas de uma radicalização no governo. Hoje, existe apenas um governante no mundo que pode reivindicar tal conquista, o ex‑operário que em janeiro deixou a presidência do Brasil com uma aprovação de 80% dos cidadãos. Por qualquer critério, Luiz Inácio da Silva é o político mais bem‑sucedido de seu tempo.
NOVOS ESTUDOS 91 ❙❙ NOVEMBRO 2011
02_Anderson_91_p22a53.indd 23
23
21/11/11 13:20
Esse sucesso se deve muito a um excepcional conjunto de dons pessoais, uma mescla de sensibilidade social afetuosa e frio cálcu‑ lo político, ou — como sua sucessora Dilma Rousseff formulou — avaliação racional e inteligência emocional, para não falar no jovial bom humor e encanto pessoal. Mas esse