Liderança, além da etiqueta
LIDERANÇA, ALÉM DA ETIQUETA.
A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.
Abraham Lincoln
Em o Monge e o Executivo, John Daily era um executivo bem sucedido, que passou a vida perseguido por um nome, diversos fatos e coincidências, sonhos lhe remetiam para encontrar Simeão e para ouvi-lo.
Passando por dificuldades no trabalho e em sua família, John, aconselhado por sua esposa procura o pastor de sua igreja, que sugere a ele participar de um retiro em um mosteiro cristão.
John tinha admiração por um executivo chamado Len Hoffman, e quando soube que hoje ele era frade neste mosteiro, ficou empolgado com sua estadia no lugar. Chegando, logo procurou por este executivo, e logo soube que ele ministrava o curso de liderança, e o que mais lhe deixou atônito foi o nome que havia lhe dado, Simeão.
Iniciaram-se as aulas, e o tema abordado foi sobre liderança, discutindo a diferença entre poder e autoridade, discutiram velhos paradigmas, modelos de liderança. As discussões caminharam para o tema comportamento, amor ao próximo, servir, sem sentimentalismo.
Foi discutido sobre a bondade, o respeito, a paciência, que são sinônimos de liderança. A importância em cultivar um bom ambiente saudável para estimular os profissionais.
Amar aos outros, liderar com autoridade, são requisitos para se tornar um líder ideal, saber cativar as pessoas e obter resultados de excelência sem seguir o exemplo da editora Miranda Priestly, de o Diabo Veste Prada, que com seu estilo autoritário e centralizador, desperta amor e ódio, hora pela excelência dos trabalhos a qual ela se dedica, hora por sua postura arrogante e inflexível.
Miranda possui traços de personalidade dominadora, que não se atenta as suas emoções e muito menos de seus subordinados, para ela o foco é total da excelência dos resultados.
Concordo com Simeão, quanto à necessidade de amar ao próximo, respeitar, e juntos atingirem resultados, não só com excelência,