Lideran a e Motiva o
Os líderes não nascem líderes, eles se fazem líderes.
Liderança é a capacidade adquirida e exercida para influenciar pessoas. Não é a influência de poder baseada na desigualdade entre quem manda e quem obedece. Mas sim, a influência entre os que são e se sentem iguais.
A liderança se baseia em exemplos.
Sempre se soube que a melhor maneira de educar alguém é através de exemplos.
Líder formal
É alguém que foi oficialmente instituído de autoridade e poder organizacional.
Líder informal
Não tem título de liderança oficial, mas exerce uma função de liderança. Sem autoridade formal, designação de poder, posição ou até mesmo responsabilidade, pode pelo mérito de um atributo pessoal ou desempenho superior influenciar pessoas.
Tipos de Poder:
Poder legítimo.
É o poder inerente à estrutura organizacional. Esse
Poder é atribuído a um indivíduo que ocupa uma posição específica dentro da empresa. Caso o indivíduo deixe o cargo, o poder continua a existir na posição e não pode seguir o indivíduo.
Poder de recompensa.
Também inerente a estrutura organizacional.
É o poder que o líder tem para influenciar pessoas com recompensas pelo desempenho ou atuação.
Tipos de Poder:
Poder coercitivo.
Relacionado à habilidade do líder em punir um funcionário. Punição ou ameaça de punição não promove o desempenho desejado, apenas inibe as ações indesejáveis.
Poder de especialização.
Deriva
de talentos especiais, do conhecimento, das habilidades e das experiências. Esses talentos concedem poder, pois a empresa precisa deles.
Tipos de Poder:
Poder de referência.
Muitas vezes chamado de carisma pessoal. É o poder de influenciar um outro por sua força de caráter. Características pessoais específicas.
Poder de informação.
Deriva da posse de informações importantes em um momento em que estas são necessárias para o funcionamento da organização.
Poder
Poder
Poder
Poder
Poder
Poder
legítimo de recompensa coercitivo de especialização de referência
de