Lideran a 1
INTRODUÇÃO
Podemos dizer que qualquer pessoa pode se tornar líder mudando a maneira de ser. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou mais liderados, essa capacidade se relaciona com a persuasão e influência que por sua vez está intimamente ligada com a capacidade de construir bons relacionamentos. Liderança é uma função ou papel que as pessoas desempenham quando são responsáveis por um grupo, ou seja, a mesma se trata de um fenômeno grupal. É de verificar-se que a liderança é necessária em todos os tipos de organizações humanas.
O trabalho em equipe é algo extremamente importante e eficaz para as empresas, desde que seja conduzido da maneira correta. Uma equipe mal orientada, desmotivada, sem estímulos, pode levar projetos por água abaixo e até arruinar organizações.
A liderança está ligada diretamente a incentivos, sejam eles: motivacionais, financeiros ou de conquista de objetivos. O trabalho em equipe exige mais que colaboradores especializados em determinadas funções, necessita de um líder que seja altamente capacitado para gerir de forma sistêmica as equipes, ouvir e sentir as necessidades dos profissionais alinhá-los a cultura organizacional, e dessa forma fortalecer as relações de colaboração e produção.
Quando qualquer profissional técnico passa a assumir um papel de liderança, a equipe espera que ele tenha objetivos claros e estratégias adequadas para conduzir as ações em direção aos resultados organizacionais. O Líder precisa agir de acordo com seu discurso, uma vez que ele deve servir de exemplo para as pessoas que o seguem.
Ser líder é ter o papel de facilitar, mediar as ações ao invés de controlá-las. atingindo o comprometimento, satisfação e desenvolvimento dos funcionários, para que sejam autônomos, flexíveis, criativos frente aos desafios.
2.
LIDERANÇA
Segundo Caravantes, Panno e Kloeckner (2005, p.505) “Liderança é um processo de influencia dirigido para modelar o comportamento de outras pessoas”
O