BIOCOMBUSTIVEIS 2
Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Esta última, mais utilizada, consiste numa reação química de óleos vegetais ou de gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador. Desse processo também se extrai a glicerina, empregada para fabricação de sabonetes e diversos outros cosméticos. Há dezenas de espécies vegetais no Brasil das quais se podem produzir o biodiesel, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.
Biodiesel refere-se a combustível diesel baseado em óleo vegetal ou gordura animal consistindo de ésteres de ácidos graxos, ésteresalquila (metila, etila ou propila) de ácidos carboxílicos de cadeia longa. É um combustível renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de lipídios, óleos ou gorduras, de origem animal (ex., sebo) ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação
CONCLUSÃO
É frequente encontrar, nas mais variadas fontes, indicações sobre o aumento de NOx com a introdução de Biodiesel, tais autores baseiam-se em trabalhos realizados com veículos desatualizados para o padrão atual de tecnologia. Este trabalho mostra que mais investigação a este nível poderá inverter esta tendência bem como a opinião generalizada do aumento desta emissão.
, o Biodiesel, aliado à mais recente tecnologia, presente no automóvel, mostraram que este biocombustível é uma boa opção para a redução de emissões poluentes.
As expectativas para os próximos anos são animadores no âmbito econômico e social. O Brasil é o país mais capacitado entre todos a desenvolver esse tipo de combustível, ele é o favorito a liderar a produção mundial de biodiesel.
BIBLIOGRAFIA
>http://www.biologo.com.br/artigos/biodiesel.html
>http://www.biodiesel.gov.br/