Redes Sociais e Seguran a da Informação
1. Conceito de Redes Sociais
O conceito de Rede Social se refere a Antropologia e sociologia, e denomina-se como o complexo de relações entre pessoas que fazem parte de um grupo e que facilitam a interação. A mídia Social é utilizada para a comunicação de duas vias, ou seja, comunicar, compartilhar e interagir com uma pessoa ou com um grande público. O marketing de mídias sociais e redes sociais já se tornou essencial no planejamento de gestão das marcas de diversas empresas.
2. Evolução das redes sociais
Com a popularização da internet a partir dos anos 2000, outro tipo de serviço de comunicação e entretenimento começou a ganhar força: as redes sociais. Mas como as redes sociais surgiram? Quais foram os serviços pioneiros? O que podemos esperar desses serviços daqui pra frente?
Os primeiros relatos de serviços que possuem características de sociabilizar dados surgem no ano de 1969, com o desenvolvimento da tecnologia dial-up e o lançamento do compuServe – Um serviço comercial de conexão à internet em nível internacional muito propagado nos EUA. Outro passo importante nessa evolução foi o envio do primeiro email em 1971, sendo seguido sete anos mais tarde pela criação do BBS (Boletin Board System), um sistema criado por dois entusiastas de Chigago para convidar seus amigos para eventos e realizar anúncios pessoais. Essa tecnologia usava linhas telefônicas e um modem para transmitir os dados. Mas foi no ano de 1985 que a America Online passou a fornecer ferramentas para que as pessoas criassem perfis virtuais nos quais podiam descrever a si mesmas e criar comunidades para troca de informações e discussões sobre os mais variados assuntos. Esta mesma empresa anos mais tarde desenvolveu um sistema de mensagens instantâneas, servindo este de grande inspiração para os chamados “messengers” que são utilizados até hoje. No ano de 1995 surgiu a primeira rede social chamada de Classmates com o objetivo de conectar estudantes