O Papel do Estado na Sociedade da Informação
São Paulo – SP
2014
O PAPEL DO ESTADO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
O Papel do Estado na Sociedade da Informação
Histórico
A origem do termo se deu no Japão por volta dos anos 60 sendo fundamental no inicio da Globalização e baseava-se nos novos aspectos sócios culturais econômicos impulsionados pela tendência tecnológica dos anos 70 entre informática, telecomunicações e outros setores produtivos. Tudo isso foi consequência da aceleração dos processos de produção e de disseminação da informação e do conhecimento.
O mundo está em sua constante transformação, e neste momento em que vivemos, as transformações estão baseadas nas tecnologias de informação e comunicação (TICs), que fornecem elementos necessários para a construção desta nova sociedade.
Para um melhor entendimento, pode-se dizer, que hoje vivemos a Terceira Revolução Industrial que se originou durante a segunda guerra mundial, com a revolução da tecnologia da informação, tendo por base o desenvolvimento da eletrônica: microeletrônica, computadores e telecomunicações.
No Brasil esta sociedade começa a se formar através do “Programa da Sociedade da Informação”, por meio do decreto 3.294/99 cujo o objetivo era:
“Integrar, coordenar e fomentar ações para a utilização de tecnologia de informação e comunicação, de forma a contribuir para que a economia do país tenha condições de competir no mercado global e, ao mesmo tempo, contribuir para a inclusão social de todos os brasileiros na nova sociedade”.
Então no Governo de Fernando Henrique Cardoso surge o Livro Verde e 2 anos depois o Livro Branco, que abordavam as formas de como o governo implementaria o sistema da informação, a informática na sociedade brasileira.
Estes livros priorizavam o desenvolvimento de uma infraestrutura avançada, o fomento a implantação de redes de processamento de alto desempenho, a experimentação de novos padrões e