lider
Lições de duas histórias
Leia abaixo o relato de duas histórias ocorridas em cidades dos Estados de São Paulo e Goiás
Duas histórias
Quais as lições dessas duas histórias? Primeiro, as grandes empresas têm mais dificuldades para enfrentar a concorrência e as crises episódicas. Segundo, a soma e a cooperação entre pequenos empresários podem oferecer caminhos interessantes.
Contudo, o exemplo de Goiás não se restringe a esses núcleos de pequenos investidores. Há também cidades, como Rio Verde e Jataí, onde são instalados grandes abatedouros de aves e suínos. Grandes empresas que investiram em inovações e colhem os frutos da ousadia.
Por exemplo: produtores integrados fornecem às empresas animais já
abatidos, além de grande produção de ovos. Também os agricultores produzem por lá milho e sorgo para a produção de rações.
Em outras palavras, é o sistema de maximizar as cadeias produtivas, tirando delas as vantagens para se produzir com menor custo e maiores possibilidades de competição no mercado. Vulcabrás - uma má história
Jaraguá (GO) – uma boa história
A cidade de Jundiaí orgulhava-se de sua fábrica Vulcabrás, um grupo gaúcho do setor calçadista que fabrica produtos das marcas Azaléia e Olímpikus, muito conhecidas.
Há muitos anos, Jundaí viu diminuir por lá as atividades da
Vulcabrás.
Para enfrentar a concorrência asiática e diminuir seus custos, a Vulcabrás começou a implantar unidades produtivas no nordeste brasileiro, especialmente Bahia e Sergipe.
No final de 2012, fechou muitas unidades na Bahia e, agora, em maio, anunciou o fechamento de três fábricas em Sergipe, nas cidades de Carira, Ribeirópolis e Lagarto (jornal
Estado de S.Paulo, edição de 14 de maio).
Para se ter ideia do desemprego gerado nestas cidades, foram dispensados 3.000 trabalhadores na Bahia e, se realmente forem fechadas as fábricas de Sergipe, serão mais
1.300 trabalhadores na rua. Em cidades pequenas, onde a
oferta