lider
Os opressores do meu povo são crianças, e mulheres estão à testa do seu governo. Oh! Povo meu! Os que te guiam te enganam e destroem o caminho por onde deves seguir. Isaías 3:12
Infelizmente é possível liderarmos as pessoas com uma mentalidade de criança.
Mas o que é mas perturbador ser conduzido por um líder que constantemente manifesta atitudes infantis. Uma liderança madura e sensata é uma grande bênção na vida da Igreja.
Evidentemente todo neófito e toda criança deveria ser mantido distante de toda função de liderança na Casa de Deus, mas o problema acontece quando anciãos assumem reações e comportamentos próprios de crianças.
A Palavra de Deus diz que devemos desistir das coisas próprias de criança. Isso significa que maturidade é uma decisão pessoal. Crescer dói e agir como aduto certamente tem seu preço, mas felizes são aqueles que entram por esse caminho.
1. Líderes com mentalidade de criança não se importam com planejamento e organização
Criança não arruma o quarto, não limpa as coisas e não guarda os brinquedos.
É por isso que muitos experimentam caos e anarquia. Onde existe caos e bagunça é porque há um líder com mente de criança a frente da obra.
Normalmente crianças são movidas pelo impulso e não gostam de seguir qualquer planejamento.
Sempre que percebemos bagunça, desordem, caos e confusão num lugar é porque a liderança ali é infantil.
Crianças não conseguem entender o que é previsão e provisão. Planejamento não faz parte mente de uma criança.
Crianças vivem apenas o aqui e o agora. Nunca pensam no futuro. Não fazem qualquer tipo de planejamento.
Líderes infantis possuem o pensamento tolo de que basta um único passo que tudo se resolva. Uma única decisão e tudo se resolverá.
2. Líderes com mente de criança não percebem os riscos de suas ações
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. I Cor. 13:11