Lider da produção
Essa é a primeira etapa, o momento em que você deve observar o processo de produção do alimento que você faz e identificar quais são os perigos que ele pode vir a apresentar ao consumidor. Você deve ficar atento a cada detalhe, porque vai fazer muita diferença no produto final, já nas mãos de quem vai consumi‐lo. Então fique esperto, pegue papel e caneta e comece a avaliar o seu processo produtivo.
Você sabe como pode identificar esses perigos?
Essa etapa é muito importante, pois vai lhe auxiliar não só a identificar os pontos críticos de controle do seu processo de produção do alimento, como também te ajudar a descobrir o que fazer para controlá‐los.
Algumas dicas para você perceber se o seu processo de produção apresenta riscos:
Observe como o seu alimento está sendo produzido, pegue um caderno ou folha em branco e vá respondendo as seguintes perguntas:
1. O que você usa para fazer o alimento (ingredientes)
2. Você usa algum conservante? Quais?
3. Quais as técnicas de conservação utilizadas? (pasteurização, esterilização, desidratação, refrigeração, congelamento, fermentação, etc.)
4. Quais as condições para distribuição e uso? O produto deve ser mantido em temperatura ambiente, congelado, sob refrigeração ou aquecido?
5. A embalagem que você utiliza ajuda o produto a durar mais?
6. Quanto tempo você pretende manter o produto em prateleira? (considere os prazos de distribuição, armazenamento/exposição e em poder de consumo)
7. Você já pensou em que falhas o produto pode ter? seja no momento da comercialização, ou até mesmo nas mãos do consumidor?
8. Quem vai consumir o seu produto? Existem consumidores mais sensíveis? (crianças, idosos ou pessoas enfermas).
Nesse momento você deve também determinar o RISCO e a SEVERIDADE que são