LICOES DA ANATOMIA
Tito Lívio
- O corpo nos remete para o coração da civilização material ,nos mostra vestígios que foram deixados: modos de sentir, amar, nascer, adoecer, de morrer. (Corbin, Courtine e Vigarello)
- O corpo é sempre terreno misterioso, de difícil acesso e que esconde seus segredos. Podemos pensar, então, que o corpo é o lugar onde se lê e se vê a exuberância da vida e também os horrores da morte.
- O corpo é pensado pelas suas entranhas, seus músculos, órgãos, ossos, nervos, sua anatomia.
- O primeiro corpo que um médico, um enfermeiro e um estudante de educação física trabalham é um cadáver. Ou seja, a anatomia é o ponto de partida para quem com o corpo for trabalhar.
- O corpo já foi compreendido como parte do cosmos, como microcosmos, por isso a filosofia era base primeira da medicina e a astronomia a segunda (período localizado mais ou menos até o século XVII). Nesse período havia pessoas que viam uma correspondência entre as partes do corpo e os signos do zodíaco.
- Para obter um saber mais preciso e detalhado sobre o corpo, era necessário abrir e inspecionar o cadáver.
- A anatomia é muito importante para formar uma concepção do corpo. O corpo seria uma matéria a ser totalmente manipulada.
- Atlas de anatomia -> geografia da carne (Foucault).
- O atlas anatômico, ao descrever o corpo, define parâmetros para o que é normal e anormal.
- Anatomia, onde um corpo de um marginal, que é dissecado, pode enfim ter uma utilidade. O cadáver empresta a matéria para o estudo do humano.
- A concepção que o corpo era uma suposta unidade divina e sagrada dará lugar a uma postura científica.
- Porém as representações do corpo feminino presentes nos atlas anatômicos eram apenas imagens que mostravam seu aparelho reprodutor ou suas glândulas mamárias. A mulher, portanto, é aquela que gera e seu corpo possui uma só função.
- As primeira imagem que surge no livro de Vesalius de 1543 (as duas primeiras