Anatomia
1 ANATOMIA: A ORDEM DO CORPO
De acordo com o artigo analisado o corpo humano não é simplesmente um objeto que chega de repente para ser pesquisado, mas que foi necessário toda uma investigação da história do indivíduo, quais foram suas experiências e as situações que o enfraqueceram durante toda sua vida. Essas informações foram necessárias para que se pudesse elaborar uma história sobre a Anatomia Humana.
Salienta também como alguns artistas desenvolveram trabalhos relacionados a
Anatomia e que foram necessárias profundas pesquisas anatômicas para que desenhos do corpo humano fossem cada vez mais realistas e através de toda essa pesquisa e arte foi-se estabelecendo uma ordem para que futuramente a Anatomia fosse estruturada e classificada de acordo com o que vemos hoje.
Todo esse processo de detalhamento do corpo humano fora desenvolvido por vários estudiosos como Versalius, por exemplo. Seu trabalho não sexualizou os ossos do corpo, pois na época as diferenças entre o masculino e o feminino eram consideradas superficiais.
O estudo da Anatomia é importante para todos os segmentos da área da saúde, pois é através do conhecimento detalhado do corpo que podemos atingir os objetivos em comum de todos os profissionais dessa área: desenvolver todo e qualquer tipo de melhoria para a saúde dos que aqui ainda vivem, ou muitas vezes sobrevivem.
E apesar de tratarmos o cadáver com todo o respeito e de termos pensamentos de como era a vida dele enquanto vivo, após algum tempo de estudo em contato com esse corpo já estamos tão acostumados que chegamos a banalizar tal situação.
Um ponto importante sobre a história da Anatomia é como o corpo humano feminino foi indiscutivelmente inferiorizado por estudiosos do século XVIII, alegando que a mulher possuía um nível intelectual menor em relação aos homens devido ao tamanho de seu crânio.
Como não podia deixar de ser, houve também quem investigou mais afundo detalhes do corpo feminino enfatizando a