Licitações publicas
Licitação é que um conjunto de procedimentos administrativos para as compras ou serviços contratados pelos governos Federal, Estadual ou Municipal, ou seja, todos os entes federativos. Pode-se dizer que o governo deve comprar e contratar serviços seguindo regras de lei, assim a licitação é um processo formal onde há a competição entre os interessados.
A Licitação publica deve obedecer as leis e os princípios vigentes, alguns critérios para esta modalidade é divulgação do edital de abertura, o recolhimento dos envelopes lacrados contendo as propostas. Na escolha da empresa não deve-se levar em conta apenas os custo, mas sim observar se o beneficio é o esperado. Tendo em mente que a empresa que oferecer o melhor serviço com o menor custo deverá ser a entidade vencedora da licitação.
Hoje nos deparamos com a corrupção e a desonestidade em todos os aspectos sociais, desde setores públicos até em intuições privadas. Infelizmente alguns órgãos não seguem essas normas e princípios, e as fraudes podem ser cometidas pelos participantes e no ato da escolha da empresa pelo servidor que esta licitando. Estes fatos ocorrem pelo fato de alguns agirem de má e por oferta de benefícios financeiros ou futuros a fim de ganhar a licitação.
Acredito que, se mudar a forma de licitar, incluindo novos procedimentos visando o aumento da fiscalização, da observância dos atos e dos fatos ocorridos, estes procedimentos fraudulentos poderão diminuir.
A criação de um órgão fiscalizador no qual exista a rotatividade de fiscais, para que os mesmo não tenham influencia nas determinações, com isto, diminuirá a incidência dos benefícios financeiros aos integrantes do processo de licitações.
Poderíamos aplicar infinitos métodos para coibir as fraudes, no entanto, a única forma de cessar esta pratica seria a mudança de caráter e as atitudes de boa fé.