Licitação e Controle Interno
LICITAÇÃO
Licitação é o procedimento administrativo destinado a selecionar, entre fornecedores qualificados, aquele que apresentar proposta mais vantajosa para a administração. Rege a licitação os princípios de igualdade, da probidade administrativa, da vinculação ao edital, do julgamento objetivo, da legalidade, da impessoalidade, da moralidade e dos que lhe são correlatos.
A licitação busca um processo econômico e transparente, assim a lei buscou este procedimento praticamente em todos os setores públicos. Essa sendo uma das ferramentas para gerenciar a maquina publica, adquirindo produtos de qualidade a um preço justo e dando concorrência, busacando dinamizar o seu uso de maneira correta, em beneficio da população em geral.
As finalidades da licitação são proporcionar , as pessoas e a ela submetidas, a obtenção da proposta mais vantajosa, amenizando os gastos públicos e oferecer oportunidade aos que se interessam a trabalhar com o poder publico.
As licitações têm varias modalidades, aos que se adequam, aos diferentes tipos de contrato, e é necessário que há modalidades de licitação e regras para diferenciá-los:
Concorrência: é a modalidade de licitação obrigatória para as alienações imobiliárias;
Tomada de preços: é a modalidade indicada para contratos de vulto médio;
Convite: é a modalidade aberta sem publicidade, indicada para contrato de pequeno vulto;
Concurso: é a modalidade que observa regulamento próprio, publicidade aberta, que admite a participação de qualquer interessado, mediante remuneração;
Leilão: é a modalidade aberta de publicidade, indicada para a venda de imóveis inservíveis;
Pregão: é a modalidade em que a disputa pelo fornecimento é feita em sessão publica.
O governo através da licitação consegue economizar, Fazendo com que ocorra uma disputa sadia pelo contrato com o governo publico.
CONTROLE INTERNO E AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL
O controle interno é uma ferramenta que faz parte das