Supply Chain
Supply Chain é o caminho que um produto percorre desde a sua fábricação até o consumo, passando pelo distribuidores e revendedores, a logística percorre por este caminho de uma forma mais rápida com o menor custo.
Segundo estudiosos a competição no mercado global não é entre as empresas mais sim, entre as cadeias de fornecimentos, fazendo com que executivos desta gestão avaliem pontos fortes e fracos , reduzindo custos e aumentando qualidade.
O desafio em manter uma cadeia de suprimentos eficaz com baixo custo e sem grandes impactos no meio ambiente.Sustentabilidade é um termo que ganhou importância nos últimos anos.Isso refelete no comportamento do consumidor, nas ações governamentais,legislção e etc...
O uso mais conceituado dos recursos naturais, como combistíveis fosseis, água entre outros e a redução do impactos de um homem e o meio ambiente.Entre investidores existe uma tendência natural em empresas sustentavéis na aplicação de seus recursos.
No Brasil existe um indíce criado pela BM&F Bovespa, e outras intituições que é referência para investitores sustentáveis, isto é, medir as ações das empresas comprometida com a sustentabilidade.
Estas empresas devem se preocupar cada vez mais com a questão relacionada com o meio ambiente para permanecer competitiva no mercado, em busca de produção do consumo de energia, nas atividades manufaturadas enter outras práticas dentro da fábrica.
No entanto, as decisões relacionadas ao Supply Chain, como localização da fábrica ou centro de distribuição ( CD`s)escolha do melhor modal de entrega ou de um fornecedor envolvem diversos fatores que devem ser considerados neste tipo de decisão, é um processo complexo.
Pois não se trata somente da produção em si, mais as atividade de produção,transporte e armazenagem e manuseio de produtos por toda cadeia logística, a escolha do modal caminhão ou avião? ou seja todas a decisões que envolvem o fluxo de produtodos são decisões do