controladoria municipal
1.1- O que é ?
1.2- Qual a Origem ?
1.3- A importância.
1.4 - A Meta.
1.5 - O Objetivo.
1.6- A Estrutura Organizacional.
A IMPLANTAÇÃO DA ESTRUTURA DE CONTROLES INTERNOS NA
PREFEITURA DE DOM JOAQUIM/MG
PONTOS DE CONTROLE:
-Sistema de Organização Administrativa (Secretárias)
-Pessoal
-Tesouraria
-Contabilidade
-Patrimônio
-Transporte e Manutenção
-Almoxarifado
-Obras e Serviços
-Dívida Ativa.
AUDITORIAS:
-Auditorias Especiais.
-Auditorias Permanentes.
INSPEÇÕES
REGRAS DE MONITORAMENTO
CONTROLE INTERNO
1.1 - O QUE É?
Controle Interno significa o conjunto de métodos e procedimentos necessários à adequação da estrutura administrativa à totalidade das normas e regulamentações internas e externas para que a administração se desenvolva dentro dos princípios normativos que a regem.
Seu papel na estrutura da Administração é o de assegurar a lisura e a transparência dos atos de administração, assessorar, alertar e servir como instrumento consultivo às diversas áreas para que elas atuem com segurança e sem se expor a riscos desnecessários.
1.2- QUAL A SUA ORIGEM?
A obrigatoriedade da instituição de Controle Interno encontra-se na Constituição Federal (arts. 31, 70 e 74); na Constituição do Estado de Minas Gerais (arts. 73, § 1º , 74 e 81); na Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964 e na Lei Complementar (Estadual) nº 33, de 28 de junho de 1994 (arts. 63 e seguintes), sendo realçado em diversos dispositivos esparsos da legislação Federal e Estadual.
No Município de Dom Joaquim, o Serviço de Controle Interno foi instituído através da Lei Complementar nº 910, de 05 de Abril de 2010, (art.55, I a XIV).
1.3- A IMPORTÂNCIA
A importância do Controle Interno é manter e fortalecer a boa qualidade e a integridade da administração, fornecendo ao Administrador dados que o capacitem a acompanhar com segurança todos os atos administrativos, a