Artigo Jucilene CONCLUIDO
Jucilene Felberg Oliveira²
RESUMO: Este estudo foi desenvolvido através de alguns referenciais teóricos sobre que tratam a Controladoria Pública, sua posição na estrutura organizacional e fundamentos para implementação da Controladoria. As áreas exploradas no estudo teórico não representam uma forma definitiva de estruturação de uma Controladoria, porém, são citadas pela maioria dos autores. Os Gestores Públicos vem buscando adaptar-se às inúmeras mudanças que vêm convivendo no decorrer dos anos. Para que isso aconteça os gestores precisam se utilizar de meios e estratégias eficientes para conciliar as mudanças observadas no ambiente com o atendimento às necessidades da população no que se refere aos serviços públicos. Podemos mencionar entre as diversas mudanças sofridas pela administração pública, a escassez dos recursos necessários para arcar com as despesas dos serviços públicos cada vez maiores devido à demanda por tais serviços, e desta forma exigindo não só uma maior estrutura física, mas também qualidade no atendimento de suas necessidades, o que exige mudanças significativas na forma de gerenciar a coisa pública e adequação às novas exigências legais.
Palavras-chave: Administração pública, Controladoria pública e Controle interno.
1 INTRODUÇÃO
A sociedade vem cada vez mais tomando consciência do seu papel e vem se organizando, exigindo dos administradores públicos equilíbrio nas ações governamentais, eficiência na gestão dos recursos e capacidade de gerenciar soluções para manter e alavancar o desenvolvimento de forma eficiente e transparente. Cobra-se a busca por uma administração moderna, que melhore a qualidade dos serviços prestados e na gestão dos recursos. Dessa forma, é possível à sociedade saber como e onde está sendo investido o dinheiro oriundo de seus impostos.
O papel da Controladoria na administração pública é trabalhar diretamente no controle interno sobre operações de natureza contábil,