Licenciatura
Mossoró-RN, 26 a 29 de junho de 2012
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA
RFID NA AUTOMAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA DE UMA UNIVERSIDADE
FEDERAL
Eva Falcão soares (UFERSA) - eva_falcao@yahoo.com.br
Emanuely Paskally Medeiros Sousa (UFERSA) - paskallymedeiros@yahoo.com.br
Rommel Amaral Benjamim (UFERSA) - rommelab@hotmail.com
André Pedro Fernandes Neto (UFERSA) - andrepedro@ufersa.edu.br
Resumo: A criação de um ambiente que atenda aos padrões de bibliotecas universitárias exige que a mesma caminhe em direção à realidade de um mundo eletrônico. O avanço tecnológico traz consigo sistemas que facilitam o acesso dos usuários aos serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas. Diante do processo de reforma na qual se encontra a biblioteca Orlando Teixeira, localizada no campus leste da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFESA), a proposta do artigo consiste em implementar um sistema RFID (Identificação por radio frequência) a fim de convergir com os objetivos da universidade, cujo foco esta na modernização do espaço físico com o intuito de proporcionar maior conforto e comodidade aos seus usuários.
Palavras Chave: Biblioteca; Automação;RFID;
1. INTRODUÇÃO
A crescente busca por tecnologia é uma característica marcante na atualidade, visto que o mercado exige um continuo avanço, a fim de acompanhar as tendências emergentes. Nos últimos anos observa-se que as bibliotecas sofreram um impacto significativo destas novas tecnologias de informação e comunicação, no cotidiano de suas atividades.
Sua concepção histórica de depósitos de livros vem mudando no sentido de tornar-se uma instituição voltada à disseminação de informações.
Dentre as tecnologias que surgem para este setor, existem aquelas altamente promissoras que auxiliam na criação de sistemas que facilitam o acesso dos usuários aos serviços