licenciatura
Museu do Percurso do Negro
O objetivo desse museu localizado em Porto Alegre é um projeto que busca visibilizar a comunidade afra brasileira com construção de obras de arte em espaços públicos na cidade.
A formação deste partiu das reivindicações da comunidade negra local onde sua falta de representatividade no patrimônio cultural remete à invisibilidade social desta parcela da população.Conta as obras de arte na Praça Brigadeiro Sampaio,Porto Alegre – o Tambor – feito de concreto armado em 2010;a Pegada Africana em inox e pedras feito em 2011 entre outros.
Museu Afro Brasil
Localizado no Parque do Ibirapuera destaca a perspectiva africana na formação do patrimônio, identidade e cultura brasileira, celebrando a memória,historia e arte brasileira e afro brasileira.
O acervo foi iniciado por doações particulares de Emanuel Araujo,artista plástico baiano,começando esta exposição que se concretizou como resultado de mais de duas décadas de pesquisas.Assim assumindo essa perspectiva o Museu Afro Brasil,sendo um museu brasileiro não pode deixar de ser também um museu das sociedades afro-atlânticas no Novo Mundo.
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Fundado em 1966, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura administrado em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), com sede em Brodowski. O primeiro museu de Tupã reúne aproximadamente 38 mil peças de acervo indígena e histórico. A coleção etnográfica representa diferentes comunidades indígenas brasileiras, dos caiapó aos yanomâmi – incluindo os kaingang e krenac, povo que ainda hoje habita a região de Tupã. No acervo estão instrumentos de caça, trabalho, uso doméstico e de outras atividades cotidianas que, em conjunto com arte plumária, cerâmica e objetos rituais, formam uma das mais importantes coleções do gênero do Brasil.
De projeto arquitetônico moderno, em concreto armado,