licenciatura
Aula: 01
Temática: A origem da geografia geral – descrição da paisagem natural e humana
A separação entre geografia humana e física está na origem desta área do conhecimento e ressoa até hoje, como pode ser visto no livro A Geografia no Brasil (2003), uma das re- ferências centrais para estas aulas, que foi organizado pelo geógrafo da Universidade de São Paulo, Jurandyr L. S. Ross.
A geografia moderna nasceu no século XIX, quando o pensamento positi- vista de Auguste Comte [1798-1857]1 realizou a separação entre Filosofia e as demais ciências. A partir de então, Alexander von Humboldt e Karl Ritter são tidos como os ancestrais da geografia, como será visto a seguir. A descrição das paisagens era o foco para Humboldt e outros exploradores europeus que se aventuraram pelo mundo, como os pesquisadores ale- mães Karl F. P. von Martius [1784-1868] e Johann B. von Spix [1781-1826] e do naturalista e botânico francês Augustin F. C. P. de Saint-Hilaire [1779- 1853], que viajaram por várias regiões do Brasil, escreveram e retrataram - através de gravuras – muitos aspectos naturais e sociais deste país. Como o Brasil era um dos objetos dos estudos, esses trabalhos são parte da história da geografia européia e brasileira.
Os exploradores dos séculos XVIII e XIX foram homens da ciência, porém, em um momento em que certas características determinantes da ciência do século XIX para o XX ainda não estavam definidas. Eles colocavam o foco na descrição da paisagem elaborando classificações (de animais, de plantas, de rios e relevos etc.), tão minuciosas, que bastavam por si só. Elas consistiam no levantamento das “riquezas naturais” para o desenvolvi- mento da ciência e para a exploração das Colônias. O conhecimento ainda não era segmentado em disciplinas, um mesmo observador descrevia es- pécies animais, vegetais, o clima, o relevo, etc. Nesse momento, anterior à grande divisão das ciências parcelares, surgiu um embrião