Contabilidade
Um domínio apropriado dos conceitos básicos da contabilidade e uma análise das suas características: Conta é o nome dado a tudo que a empresa compra, vende, recebe ou paga, (Bens, Direitos, Obrigações e PL) e através desta contas que a empresa irá analisar criteriosamente a situação econômico-financeira, conhecendo os valores de cada bem.
Até aqui, quando nos referimos aos componentes patrimoniais, falamos em elementos. Por exemplo: elemento caixa, elemento veículos, elementos Móveis, elemento Duplicatas a Pagar. Agora, não apresentaremos nada de novo; simplesmente, quando nos referirmos aos componentes patrimoniais, não diremos elementos e sim contas (CONTA CAIXA, CONTA VEÍCULOS, CONTA DUPLICATAS A PAGAR ETC).
Estas contas devem ter CLAREZA: o nome da conta tem que identificar o que de fato ela representa. Ex: conta de Despesas Diversas ou Outras. Esses nomes de conta nada identificam, portanto não devem ser usadas; As contas devem ter ABRANGÊNCIA: o nome da conta deve possibilitar que nela sejam envolvidos assuntos afins ou materiais semelhantes. Ex: não se deve criar uma Conta Ônibus ou Caminhão e sim VEÍCULOS, pois abrangem tanto ônibus quanto caminhão, carros pequenos etc. As contas são classificadas em:
Conta Patrimonial: são os bens os direitos e obrigações da empresa,
Conta de Resultado: são as despesas e receitas da empresa. Pode-se ainda dizer que:
Estas contas de resultados aparecem durante o EXERCÍCIO SOCIAL ou EXERCÍCIO CONTÁBIL que é o período de igual duração em que a empresa opera, este período geralmente é de 1 ano. No final deste período, as empresas APURAM OS RESULTADOS e elaboram as DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.
OBS: Para elaboração de um Plano de Contas é preciso, primeiramente, separa-las em quatro grandes grupos, atribuindo-lhes códigos numéricos, de acordo com as seguintes características:
Grupo 1- Ativo (bens e direitos), Grupo 2- Passivo (obrigações), Grupo 3- Despesas (diminuição da situação