licenciatura
SÉRIE: 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA: FÍSICA
PROFESSORA:
DATA: 26/10/2012
PLANO DE AULA
1. ASSUNTO
Eletrostática
2. OBJETIVOS
Perceber o quão importante é o estudo da Eletrostática.
Resolver problemas buscando desenvolver o raciocínio e atenção do aluno.
3. CONTEÚDO
A eletrostática é a área da eletricidade que se interessa em estudar as cargas elétricas em repouso. De maneira mais geral, ela estuda a situação na qual as cargas elétricas (que se encontram distribuídas em determinado objeto) estão em equilíbrio. Este é o sentido da palavra estática agregado ao termo eletro, formando a palavra eletrostática.
A eletrostática baseia-se em dois princípios: o de atração e repulsão e o de conservação das cargas elétricas. Dentro da eletrostática existem meios materiais que podem ser classificados como bons ou maus condutores de eletricidade. Esta classificação esta relacionada com a facilidade que os elétricos desses materiais têm para movimentar-se.
Assim, esses materiais poderão ser classificados como condutores, quando as cargas não encontram grande dificuldade no deslocamento, ou como isolante ou dielétrico, em caso contrário.
Ao falarmos de eletrização na eletrostática, é importante saber que o mesmo ocorre quando um corpo ganha ou perde elétrons. Existem três maneiras de eletrizar os corpos, que são:
Eletrização por atrito: ocorre quando atritamos dois corpos distintos, eletricamente neutros e que possuam uma facilidade mínima de ganhar ou perder elétrons, estes são eletrizados.
Eletrização por contato: este se realiza quando dois corpos se tocam, desde que pelo menos um deles esteja eletrizado, depois que os dois são mantidos, os dois corpos formarão um único condutor cuja quantidade de cargas será a soma algébrica das cargas inicias dos dois corpos.
Eletrização por indução: este se efetua quando um corpo previamente eletrizado (indutor) é colocado próximo (sem que haja contato) a um