Licenciamento e rima
O presente documento constitui o Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, feito tendo como base o Estudo de Impacto Ambiental -EIA, que norteará a implantação do empreendimento da Central Eólica Trairi LTDA no que tange aos aspectos ambientais, na medida em que será utilizado para fins de planejamento pelo empreendedor em todas as fases do projeto. O Estudo de Impacto Ambiental - EIA, do qual se origina este relatório, também constitui instrumento técnico-legal perante o órgão ambiental do Estado do Ceará - SEMACE.
2. IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
O empreendimento solicita o licenciamento para a CENTRAL EÓLICA TRAIRI LTDA., que terá capacidade instalada de 25,4 MW, através da operação de 11 (onze) aerogeradores SWT 2.3-101, 60Hz da fabricante Siemens, cuja turbina foi certificada pela empresa dinamarquesa Det Norske Veritas, Danmark A/S. Esta central geradora eólica será construída em um terreno com área de 37,99 ha, localizado no litoral oeste do Ceará, localidade de Flecheiras, Município de Trairi.Trata-se de um empreendimento que utiliza a força dos ventos como fonte de energia, que é considerada a energia mais limpa do planeta, disponível em diversos lugares e em diferentes intensidades, uma boa alternativa às energias não renováveis.
A instalação e a operação do empreendimento oferecerão várias oportunidades de emprego nas localidades adjacentes e na região. Foram realizados estudos preliminares básicos, como levantamento planialtimétrico para delimitação da poligonal da área e caracterização morfológica de detalhe.
A implantação da CENTRAL EÓLICA TRAIRI LTDA. Proporcionará diversos benefícios à região do empreendimento, pois, além da produção de energia, utilizando fonte alternativa limpa, sem emissão de efluentes para o meio ambiente, o empreendimento será de fundamental importância para atrair futuros investimentos visando ao aproveitamento do potencial energético eólico do Estado do Ceará; explorar o potencial natural da