Licenciado
O Filme retrata uma comparação ou podemos dizer uma disparidade entre a escola pública e a escola particular. Foi mostrado que na escola publica 97% das crianças que entram na escola, muitas abandonam e somente 41% delas não consegue concluir a 8º Série. Algumas das escolas espalhadas pelo Brasil totaliza 210 mil, sendo que 13,7 dessas não tem banheiro 1,9 mil não tem água.
As crianças que moram na zona rural ainda tem que contar com a disponibilidade de uma condução em excelente estado para seu deslocamento, o que na maioria das vezes não acontece fazendo com que elas percam alguns dias de aulas ou até mesmo semanas.
Famílias que vivem em lugares de risco, de alto índice de criminalidade também sofrem bastante porque seus filhos as vezes deixam de ir a escola devido o dia não ser propício a movimentação na região. Os próprios alunos ficam com medo de sair de casa.
Outro item não menos importante é a situação dos professores, que são mal remunerados e se quer tem o incentivo de ir a escola. Alunos indisciplinados brigam, xingam, agridem professores que também por esse motivo não sentem prazer em suas aulas, prejudicando o professor a aplicar suas metodologias de ensino. Incluindo nisso a falta de recurso que por alguns motivos não chegam em sua totalidade a escola pública. A deficiência é muito grande, os problemas são muitos.
A comparação entre uma Escola Pública e uma Casa (um lar) é notória para retratar mais ou menos o que seria a vida de um professor – Em casa temos o prazer de conviver, porque é tudo limpo, organizado, e o pouco que ganham investem no seu lar, ou seja, o prazer é imensurável. Enquanto que na escola para um professor da rede publica, não há um prazer de estar na escola por falta de tudo isso, conforto, tecnologia, enfim investimento que não chega.
Há então uma preocupação pelos alunos em estudar, como ir a escola, como conseguir livros entre outras. Os professores não conseguem se quer preparar aulas, dar