Licenciado
Infelizmente estamos em tempos de guerra, ou quem sabe, pelos menos acreditamos que nunca saímos fora destes diabólicos tempos, desde a história antiga até nossos dias actuais sempre houve guerras e mais guerras, e com certeza, na maioria das vezes envolvem a busca do poder sobre algum Estado soberano, caracterizando verdadeiros saques ao povo derrotado, sem dizer nas consequências dos ataques onde milhões de pessoas morrem constantemente em razão destes conflitos, e na maioria das vezes não sabem nem ao menos porque estão lutando.
Em 10 de Dezembro de 1945, foi fundada a Organização das Nações Unidas, que possui a invejável finalidade de promover a paz e a segurança mundiais e instituir entre as nações uma cooperação económica, social e cultural. Contudo, sua fundação por si só e os trabalhos incessantes de seus membros, não foram suficientes para resolver o problema dos conflitos armados entre os Estados.
Desta feita, iremos aqui tratar justamente a Organização das Nações Unidas de um modo geral, de maneira bastante rápida, e ainda o Conselho de Segurança que é um dos principais órgãos da ONU, composto por 15 (quinze) membros, sendo que 05 (cinco) destes possuem representação permanente e com poder de veto.
1. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU
Conciliando os interesses particulares de cada estado, as Nações Unidas tentaram criar uma ordem mundial baseada no acordo e na cooperação. Embora seus objectivos pacificadores e humanitários nem sempre tenham sido atingidos, as conquistas da organização em diversos campos das relações internacionais têm contribuído para amenizar a desigual distribuição do poder e da riqueza entre os países.
A Organização das Nações Unidas (ONU) é a organização internacional fundada em 1945 com o objectivo de manter a paz e a segurança internacionais; estabelecer relações cordiais entre as nações do mundo, obedecendo aos princípios da igualdade de direitos e da autodeterminação dos povos; e