Licenciado em Geociências
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS – IGc
Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental
GSA0212 - Geoquímica Ambiental
O CICLO DO CARBONO
Prof. Dr. Joel Barbujiani Sígolo
Prof. Dr. Reginaldo Antonio Bertolo
Eduardo Profeta Ramos de Araújo
Reginaldo Vitorino dos Santos
São Paulo
2013
O CICLO DO CARBONO
Introdução
Quarto elemento mais abundante no Universo, atrás apenas do Hidrogênio (H), do
Hélio (He) e do Oxigênio (O), o Carbono (C) não é dos mais presentes na Terra, apesar disso, tem grande importância na base estrutural da vida, inclusive, sendo considerado componente essencial à mesma, é encontrado nas formas orgânica e inorgânica. Na forma orgânica está presente na biomassa (em organismos vivos ou mortos ainda não decompostos) e na forma inorgânica pode ser encontrado em algumas rochas e tipos de rochas.
Em nosso planeta, o carbono tem seu ciclo diretamente relacionado à hidrosfera
(oceanos), à biosfera, à atmosfera e à litosfera, evidenciando assim, uma atitude biogeoquímica que pode ser melhor compreendida a partir de sua subdivisão em outros dois ciclos: geológico e biológico.
Como importante propriedade dos compostos de carbono - que os torna únicos neste quesito - destaca-se sua facilidade de ligação com outros elementos e moléculas, como, por exemplo, o nitrogênio (N), o fosfato (PO4), o ferro (F), o magnésio (Mg) e outros metais. Outra propriedade bastante significante dos carbonatos é sua incrível resistência a quase tudo, exceto à atividade biológica e à exposição a ambientes extremamente redutores. A superfície oceânica, assim como biosfera continental e plataformas continentais são os principais locais de quebra de carbono a partir de CO2 atmosférico e carbonatos de origem oceânica.
Ciclo Geológico
Relativamente “lento”, o ciclo geológico do carbono compreende uma escala na casa dos milhões de anos (Ma.) e sua origem está relacionada à própria formação do Sistema
Solar, há