Trabalhos
Esse profissional, que tem uma visão global da área de ciências e do meio ambiente, está preparado para lecionar ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e de áreas correlatas nos anos finais dos ensinos fundamental e médio. Dependendo do direcionamento de sua licenciatura, dá aulas de física, química, biologia ou matemática. Com seus conhecimentos, também pode trabalhar em ONGs ambientais e dar aulas em cursos oferecidos por associações e empresas sobre conscientização ambiental.
O mercado de trabalho atravessa um ótimo momento para esse licenciado. Segundo dados do Ministério da Educação, em 2008 o Brasil carecia de 240 mil professores para lecionar nos ensinos fundamental II e médio, principalmente para dar aula de Ciências, Física, Química, Matemática e Biologia. "A demanda por esse professor é alta em todas as regiões do país", afirma o professor Armando de Mendonça Maroja, coordenador da licenciatura na Universidade de Brasília. A situação é tão problemática que em algumas escolas públicas os profissionais de Ciências Biológicas são contratados para dar aulas em turmas de 6º a 9º ano. Outra opção de atuação encontra-se nas áreas de administração escolar. Com pós-graduação, o licenciado pode dar aula no ensino superior nas áreas ambiental e de ciência de materiais. Norte e Nordeste são as regiões que mais carecem de profissionais dessa área.
Curso
Nessas licenciaturas, a grade curricular muda de acordo com a ênfase dada ao curso. Algumas escolas oferecem uma visão geral de ciências. Em outras, estuda-se uma modalidade desde o primeiro ano, seja em biologia, química, matemática, seja em física. Há ainda instituições de ensino que dão duas ou três ênfases, em que o aluno cursa um período comum a todos e depois escolhe qual área seguir. De qualquer forma, todos os currículos têm base forte em ciências, com disciplinas como natureza e energia, ensino de ciências, compostos orgânicos e meio ambiente, e,