Licenciada
Gestão de Pessoas: é a função gerencial que visa a cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais.
Administração Cientifica trouxa para as empresas uma série de melhorias do ponto de vista técnico: divisão do trabalho, simplificação dos movimentos requeridos para a execução de uma tarefa, melhoria dos métodos e das ferramentas de trabalho, essas mudanças reduziram sutilmente o tempo de produção e aumentaram a produtividade, tornando a organização mais eficiente e apta para atuar dentro do sistema capitalista.
Ford: empregado altamente especializado em determinada tarefa, fazendo-o trabalhar numa posição fixa dentro da linha de produção, eliminando todo o desperdício de tempo.
Fayol: Capacidade de planejamento, organização, coordenação, direção e controle. Definiu os deveres do gerente – o “pensar” é diferente do “fazer”, dois grupos, os que planejam e os que executam.
Modelo japonês Just in Time: sem desperdício com produção enxuta.
Evolução Histórica da Gestão de Pessoas:
Administração de pessoal: Percepção de que as pessoas são um recurso da organização, como os materiais e o capital; Preocupação com os aspectos administrativos do processo, buscando a eficiência nas atividades de admissão/demissão de funcionários, atualização da documentação na pasta funcional de cada empregado
Administração de Recursos Humanos: Descoberta da influência dos fatores psicológicos; Valorização das relações humanas no trabalho; Comunicação, motivação e liderança passaram a ser discutidos entre os gerentes buscando a melhor forma de aplicá-los; Relação com o sindicato.
Gestão estratégica de pessoas: Agregação de valor das pessoas à organização; Valorização do esforço dos empregados; Preocupação com a retenção de talentos e com o aumento do comprometimento dos empregados; Ênfase na criação e aprimoramento dos processos de recrutamento e seleção.
Gestão por competências: O