Licencia
Filmado no 2008 e dirigido por Dennis Gansel, este filme narra a historia dum professor de ensino médio e sua turma de alunos, no transcurso dum projeto pedagógico. Neste projeto o professor, o professor Rainer Wenger tem que, durante uma semana de aulas, ensinar aos seus alunos os conceitos principais dos regimes autocráticos. A autocracia é um término de origem grego formado pelas palavras autos (por si próprio) e kratos (poder). Por tanto uma autocracia é uma forma de governo na qual uma soa pessoa tem tudo o poder.
O objetivo do professor Wenger é de fazer entender todas as características de um regime autocrático e de responder a uma pergunta que surgirá na primeira aula: é possível que reapareça na Alemanha um regime autocrático como o Terceiro Reich?
A base de cambiar seus hábitos e preconceitos dos estudantes sob os governos autocráticos, Wenger começa a fazer de sua aula uma autocracia. Nesta autocracia a figura que posei o poder é ele mesmo. Também são cambiados os hábitos dos alunos, como a vestimenta o a posição dos alunos na aula. Até são obligados a cambiar o modo em que eles se dirigem ao professor o ao resto dos seus companheiros.
Todas estas novidades são bem aceitadas pelos alunos, achando nelas valores muito positivos. Wenger propõe a seus alunos uma serie de atividades que te fazem uma defensa dos valores dos regimes autocráticos, como a disciplina, o trabalho em grupo e o interes comum, valores que normalmente desaparecem nas sociedades democráticas.
Mas na realidade é que estes câmbios não foram escolhidos pelos próprios alunos, sino pelo professor. Mesmo si eles aceitaram os câmbios, achando que eram bons, eles não tiverem a oportunidade de escolher por eles mesmos. Por tanto eles foram manipulados pelo professor para fazer o que ele queria.
Pessoalmente eu acho que este filme quer mostrar a maleabilidade das pessoas quando elas são conscientemente manipuladas. Quando o povo é