LIBRAS
Para se comunicar em libras não basta apenas conhecer sinais é necessário conhecer a sua gramática para combinar frases, estabelecemos uma comunicação. Os sinais surgem da combinação de gestos, movimentos, expressões faciais e corporais que transmitem sentimentos que para os ouvintes são transmitidos pela entonação de voz. Como quaisquer línguas, também em libras existem definições regionais, portanto devem-se ter atenção as sua necessária variações em cada unidade federal.
A língua Brasileira de surdos (libras) é a língua gestual usada pela maioria dos surdos e reconhecida por lei. A libra não é simples gestualização da língua falada e sim uma língua a parte, um dos temas que é de muita importância abordado no âmbito da educação é sobre a inclusão dos alunos surdos em escolas da rede regular. Considerando que o surdo tem uma forma diferente de aprender e também tendo em vista que possui sua forma cultural, eles entendem o mundo de uma forma diferente de um ouvinte.
A língua de sinais que no Brasil é conhecida como libra só será aceita se for conhecida como primeira língua materna. A educação para o deficiente auditivo deveria ser presente em todas as escolas tendo em