Análise da rotina a flexibilidada
1322 palavras
6 páginas
SUMÁRIO Y1 INTRODUÇÃO 32 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
4 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho é sobre
2 DESENVOLVIMENTO
Henry Ford foi um importante engenheiro americano. Nasceu em 30 de julho de 1863, na cidade de Springwells. Foi fundador do For Motor Company. É conhecido pela criação de uma nova forma de produção.
Nas organizações modernas observamos três princípios de Ford e como eles são observados nos dias atuais:
-Princípio da economicidade: propunha a redução de estoque da matéria-prima em transformação. Através da sua linha de montagem conseguiu que seus carros fossem fabricados em sua indústria chegassem a mão do consumidor com rapidez e facilidade.
-Princípio da intensificação: com esse processo, o ciclo da finalização do produto diminui, o que tornou bem competitivo no mercado.
-Princípio da produtividade: recomendava o máximo de produção dentro de um determinado período por meio de especialização do operador da linha de montagem.
Diz Ford: “O minério sai da mina no sábado e é entregue sob a forma de carro, ao consumidor, na terça-feira à tarde”. (My life work-NY1923-pp.77-90)
Ford foi realmente um homem inovador em sua época, tanto que sua gestão fez com que a qualidade dos produtos fabricados gera-se mais lucro para as empresas.
Segundo Chiavenato (2000, p. 62):
[...] via-se no operário da época um indivíduo limitado e mesquinho, preguiçoso, vadio e com forte inclinação ao desperdício de recursos da empresa. Para lidar como este contexto a única saída era controlar o seu comportamento por meio da supervisão funcional, do trabalho racionalizado e do tempo padrão.
Mas nos dias atuais mesmo com a flexibilidade encontramos alguns trabalhos fiéis ao fordismo, também chamado de trabalho informal, onde a busca pela eficiência e rapidez em suas atividades. O “fordismo informal”, ou seja, trabalhadores como os Motoboys que necessitam de uma grande rapidez e