Libras
3)
Sim, a libra é uma língua de sinais , onde não há comunicação oral e sim através da visão e da utilização do espaço. Ela é como outra língua apresenta todos os níveis lingüísticos e é caracterizada através dos seus parâmetros .
7)
Concordo devido que, as pessoas surdas devem ter os mesmos direitos que os demais então é necessaria a inclusão de professores qualificados desde a educação infantil até as demais. E a respeitos dos outros curso acho interessante pois seria mais fácil a comunicação, e a socialização em si pois seria comum o dialógo em qualquer lingua não sendo constrangedor para ninguém tanto para o ouvinte quanto para o surdo.
8)
Art. 9o A partir da publicação deste Decreto, as instituições de ensino médio que oferecem cursos de formação para o magistério na modalidade normal e as instituições de educação superior que oferecem cursos de Fonoaudiologia ou de formação de professores devem incluir Libras como disciplina curricular, nos seguintes prazos e percentuais mínimos:
I - até três anos, em vinte por cento dos cursos da instituição;
II - até cinco anos, em sessenta por cento dos cursos da instituição;
III - até sete anos, em oitenta por cento dos cursos da instituição; e
IV - dez anos, em cem por cento dos cursos da instituição.
Parágrafo único. O processo de inclusão da Libras como disciplina curricular deve iniciar-se nos cursos de Educação Especial, Fonoaudiologia, Pedagogia e Letras, ampliando-se progressivamente para as demais licenciaturas.
Escolhi este artigo, devido que acho necessário um direcionamento, no caso aqui citado foi estabelecido uma data e uma porcentagem, porque fica mais concreto. E também eu não sabia que seria obrigatório o curso de Fonoaudiologia ter em sua grade a disciplina Libras.
9)
Avaliação do texto de um aluno surdo deverá ter dois conceitos: um para a mensagem que veicula (conteúdo) e outro, para a forma como ele estrutura essa mensagem (forma). Devido que a gramática deles é limitada.