APS Pitagoras Quase Pronto
Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego. Provavelmente nasceu no ano de 570 a. C na ilha de Samos, na região da Ásia Menor (Magna, Grécia). Consta que desde criança Pitágoras sempre se revelou prodigiosa. Este teve vários mestres. Teve como seu primeiro mestre Hermodamas de Samos até aos 18 anos, e em seguida Ferécides de Siros, Thales de Mileto e foi frequentador das conferências de Anaximandro. Foi também discípulo de Sonchi, um sacerdote egípcio, tendo conhecido também Zarates, o assírio Zaratustra.
Com 18 anos de idade, Pitágoras já conhecia e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos da época.
Através de estudos astronômicos, afirmava que o planeta Terra era esférico e suspenso no Espaço (idéia pouco conhecida naépoca). Encontrou uma certa ordem no universo, observando que a estrela, assim como a Terra, girava ao redor do Sol.
Mal acabado de sair da adolescência, Pitágoras acreditou que todos os conhecimentos que os gregos possuíam nada mais eram do que fragmentos da grande sabedoria que se encontrava nos templos egípcios e na Mesopotánia. A fim de saber mais acerca dos mistérios da Vida e do Universo, era necessário que se deslocasse para o Oriente, aos lugares em que esses conhecimentos ainda permaneciam vivos. Assim, escolhendo Esparta como ponto de partida, o filósofo de
Samos inicia um grande périplo através das maiores cidades e templos do mundo antigo que se prolongou por 40 anos, antes de voltar de novo à sua terra natal.
Esta viagem levou-o a encontrar-se com as maiores personalidades do seu tempo. Em Mileto, encontrou Tales e Anaximandro. Porém, foi no Egito, onde permaneceu cerca de 25 anos, que Pitágoras extraiu os conhecimentos que fundamentariam seu ensinamento futuro. Em Saís, encontrou o faraó Amasis que, reconhecendo as suas enormes capacidades, permitiu a sua admissão nos templos iniciáticos do Egito. Existem ainda indícios de que teria sido discípulo de Zoroastro, e
é