unidade 4 1
História e Cultura Africana e Afro-Brasileira
Autor: Prof. Dr. Marcelo Flório
7.1 INTRODUÇÃO
A
unidade 7 tem como objetivo discutir a história e cultura africana e afro-brasileira. No primeiro tópico, a intenção é apresentar a riqueza presente na diversidade cultural do continente africano. Nesse sentido, é importante romper com a falsa noção de que a África é um continente homogêneo, à medida que abriga africanidades, ou seja, “Áfricas” no plural. No segundo tópico da unidade, tem-se como intento discutir as resistências do negro escravo à opressão e repressão vivenciada na sociedade colonial brasileira e também apresentar uma reflexão sobre a importância dos valores da cultura afro-brasileira, à medida que os negros se integraram à cultura brasileira, trazendo valiosas contribuições no tocante à música, religiosidade, festas, danças, gastronomia, entre outras expressões culturais.
Nessa unidade, serão apresentados os seguintes eixos temáticos:
» » História e Cultura Africana;
» » História e Cultura Afro-Brasileira
Ao final da unidade, espera-se que o estudante seja capaz de:
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
» » Compreender e refletir sobre a importância da história e dos valores presentes na cultura africana; » » Entender e valorizar a história e a cultura afro-brasileira.
7.2 HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA
A África tem sido apresentada como um continente homogêneo e concebida como uma região sem cultura, atrasada, selvagem e primitiva, a partir de uma visão eurocêntrica, que ainda está impregnada nos valores ocidentais. Com vistas a afastar-se desse padrão preconceituoso, as ciências histórica e antropológica têm realizado uma revisão conceitual e crítica sobre as imagens negativas e irreais construídas sobre o continente africano.
A historiadora Antonacci (2009, p. 47) demonstra, em suas reflexões analíticas, que inclusive o filósofo
Hegel, a partir de uma concepção eurocêntrica de mundo, considerava que a África não era o território da “cultura” e