UNIDADES 3 E 4 QUIMICA 1 RODADA 2015
Objetivos de Aprendizagem
Ao final desta unidade você será capaz de:
Compreender a dispersão de soluções.
Descrever cálculos químicos em soluções.
Aplicar de forma correta os diferentes cálculos de concentração (comum molar e título).
1. A concentração é uma característica importante das soluções e um dado necessário para seu uso no laboratório, na indústria e no cotidiano. O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos e detergentes. Apresenta-se, ocasionalmente, como uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois é altamente corrosivo, podendo produzir queimaduras, cicatrizes, e cegueira devido a sua elevada reatividade. Abaixo, estão desenhados recipientes com os respectivos volumes de soluções e massas de hidróxido de sódio (NaOH).
Calcule as concentrações molares das soluções contidas nos recipientes:
Dados: Na=23; H=1; O=16
2. O “soro caseiro” consiste em uma solução aquosa de cloreto de sódio (3,5 g/L) e de sacarose (11 g/L). Quais as massas de cloreto de sódio e sacarose necessárias para preparar 4 litros de “soro caseiro”?
UNIDADE 4 – EQUILÍBRIO IÔNICO DA ÁGUA
Objetivos de Aprendizagem
Ao final desta unidade você será capaz de:
Diferenciar equilíbrio Iônico da Água pH e pOH.
Identificar o uso de soluções indicadoras.
1. Dissolve-se 0,04 g de NaOH em água de modo a formar 500 ml de solução. Qual o pH dessa mistura? Justifique sua resposta com o calculo de log.
(Dados: MM = 40 g/mol; log 2 = 0,3)
2. Existem determinadas substâncias que adquirem certa cor em solução ácida (pH entre 0 e 7) e uma cor diferente em solução básica (pH entre 7 e 14). Um indicador ácido-base é um corante que se usa para distinguir soluções ácidas de básicas, mediante a modificação de cor que sofre nessas soluções. Esses corantes são comuns em materiais de origem natural. O suco extraído do repolho