Libras
CURSO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
TURMA: TERÇA MANHÃ
PROFESSORA: TEREZA LIDUINA
COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA
FORTALEZA/CE
NOVEMBRO/2014
ANA VALERIA LISBOA M. SILVEIRA
DIANA VENÂNCIO MORAES
FRANCISCA CHAGAS CARVALHO
TEREZA ANGELICA DE AQUINO
“Para as pessoas, a tecnologia torna as coisas mais fáceis.
Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis”.
Mary Pat Radabaugh
FORTALEZA/CE
NOVEMBRO/2014
QUAL A DEFINIÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA?
Segundo Galvão filho,Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, praticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
EM QUE MEDIDA O USO DA TA PODE CONCRETIZAR A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIENCIA?
A Tecnologia Assistiva pode neutralizar as barreiras causadas pela deficiência e possibilitar a inserção desses indivíduos nos ambientes ricos para a aprendizagem. Outro fator importante que a Tecnologia Assistiva pode trazer para o aluno com deficiência é a quebra do preconceito. Muitos veem esses indivíduos com discriminação. Desenvolver recursos de Tecnologia Assistiva também significa combater esses preconceitos.
O QUE É COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA?
A comunicação aumentativa é quando o sujeito utiliza outro meio de comunicação para complementa ou compensar deficiências que a fala apresenta, mas sem substituí-la completamente. A alternativa é quando utiliza outro meio para se comunicar ao invés da fala, devido a impossibilidade de articular ou produzir sons adequadamente.