libras
NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL DISCIPLINA: DIDÁTICA II
ACADÊMICO(A): MARIA LUIZA FAGUNDES SANCHES TUTORA RESPONSÁVEL: CELIA SIOMBALO CHAIDA PÓLO: CONGONHINHAS
TAREFA 1 da Unidade II – Avaliação do processo ensino-aprendizagem (valor 25)
Nesta atividade é importante que você reveja o conteúdo das páginas 63 a 85 e os slides sobre “Avaliação do processo ensino-aprendizagem”
No quadro abaixo, você apresentará sua compreensão, devidamente fundamentada, sobre os conceitos, funções da avaliação do processo ensino-aprendizagem e instrumentos avaliativos.
Apresente sua compreensão sobre “Avaliação do processo ensino- aprendizagem”. (valor 5)
Justifique a relação entre avaliação diagnóstica, formativa e somativa. (valor 10)
Escolha um instrumento avaliativo que você adotaria para os anos iniciais do ensino fundamental e apresente dois argumentos que justificam esta escolha. (valor 10) A avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem que gera polêmica, pois requer muito preparo da parte dos professores ao mesmo tempo que precisa o máximo de atenção para atender às necessidades diferentes de todos os alunos...
Segundo Perrenoud (1993), a avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos.
Uma boa avaliação sugere que o professor se aproxime do aluno, conheça-o com mais intimidade, estabeleça uma relação de parceria, a fim de contribuir para a evolução da sua aprendizagem. Com os avanços nas pesquisas em educação entendemos, hoje, que o erro é um importante aliado do professor. Quando não negligenciamos o erro, desenvolvemos a auto-estima do aluno, o levamos a reconhecer suas dificuldades e auxiliamos no desenvolvimento de sua autonomia. Para tanto, é necessário realizar a