Tuberculose
EQUIPE: Andreia Carla Alexsandra Marilia Catarina Maria Lariza Deise Rosalba Nery
RECIFE – PE
2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO
A tuberculose é, certamente, uma das mais antigas doenças que afligem a humanidade. No cenário brasileiro, vem se firmando como uma das principais causas de mortalidade, atingindo indistintamente diversas faixas etárias e classes sociais.
É uma doença infecto-contagiosas causadas por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membrana que envolve o cérebro).
A tuberculose é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de microbactérias também podem causar a tuberculose. Problema de saúde pública a nível mundial.
O fenômeno da resistência aos medicamentos da tuberculose surgiu logo após a utilização dos primeiros tuberculostáticos para o tratamento desta doença. A resistência aos medicamentos anti-tuberculose constituiu um desafio tanto para os clínicos quanto para os programas nacionais de controlo de TB. Mais recentemente este problema aumentou com a Tuberculose Multi-droga Resistente (TB-MDR) considerada atualmente uma epidemia e com os surtos da TB extremamente resistente (TB-XDR).
A resistência aos medicamentos é um problema criado pelo Homem. A utilização de regimes de tratamento inadequados, a má adesão ao tratamento e a toma de medicamentos de má qualidade e com fornecimento inadequado pela farmácia são fatores que contribuem para a emergência de resistências.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivos Gerais
Identificar a atuação do técnico em Análises Clínicas no diagnóstico laboratorial da Tuberculose e compreender o impacto social causado por essa doença.
2.2 Objetivos Específicos
Tuberculose dentro do contexto das Doenças